domingo, 8 de abril de 2012

Abreviaturas

                                                              
As abreviaturas são muito utilizadas na comunicação, pois permitem economia de tempo e espaço, a busca que caracteriza o homem moderno.
Não se deve confundir abreviatura com abreviação. Esta, muito usada hoje, é a redução de uma palavra pelo prefixo ou um de seus elementos, referindo-se ao todo, como em micro (por microcomputador); vídeo (por videocassete); vice (por vice-diretor,  vice-prefeito, vice-governador, vice-presidente), moto (por motocicleta); Floripa (por Florianópolis); auto (por automóvel); pneu (por pneumático); foto (por fotografia).
As abreviaturas já possuem algumas particularidades. Como, então, utilizá-las?
Geralmente terminam por consoante e ponto, como em séc. XVII → século dezessete ; Dr. João → Doutor João;  pág. → página, cap. → capítulo, gov. → governador.
No entanto, em se tratando de unidades de medida, devem ser escritas no singular, sem ponto e com letra minúscula. São os símbolos. É o caso de horas que muitos insistem em colocar letra maiúscula  e/ou  s,  o que não está correto.  Logo,  15h → 15 horas,  20m  → 20 metros, 50min → 50 minutos, 80 km → 80 quilômetros, 1kg → 1 quilograma.
Em palavras com encontro consonantal, o ponto é usado depois da última consoante, como em pl. →plural; dipl. → diploma; geogr. → geografia.
Há, porém, as abreviaturas por contração, ou seja, por supressão de letras no meio da palavra, que terminam em vogal, como em Cia. → Companhia, Exmº →Excelentíssimo, Exª → Excelência, Ltda. →Limitada.
Muitas vezes, uma abreviatura pode servir para mais de uma palavra, como em nasc. →nascido, nascimento; grav. →gravado, gravador, gravura; gr. → grão, grau, grosa, grátis. No entanto, há casos em que há mais de uma abreviatura para a mesma palavra ou expressão, como em f., fl., fol. → folha; p., pág. → página.
Os meses são abreviados até a terceira letra, exceto maio que permanece integral. Assim, jan. → janeiro, fev. → fevereiro, mar. → março, abr. → abril, maio, jun. → junho etc.
O plural das abreviaturas ocorre, de maneira geral, com o acréscimo de s, como em cap. → capítulo e caps. → capítulos; drª → doutora e dras → doutoras.
Já certas letras maiúsculas dobram-se: V.M. → Vossa Majestade e VV.MM. → Vossas Majestades. Vale lembrar que algumas abreviaturas de letras minúsculas também dobram no plural: p. → página e pp,. → páginas; a. → assinado e aa. → assinados etc.
Há casos, ainda, em que a letra maiúscula dobrada representa o grau superlativo, como em DD. → Digníssimo.
Não se recomenda a abreviatura de nomes geográficos: São Paulo e não S. Paulo; Dom Joaquim e não D. Joaquim. Apenas as siglas das unidades da federação constituem exceção: SP→São Paulo, MG → Minas Gerais, RJ → Rio de Janeiro etc.

As siglas constituem um capítulo especial das abreviaturas e são constituídas pelas letras ou sílabas iniciais das respectivas palavras : FGTS → Fundo de Garantia por Tempo de Serviço; PT → Partido dos Trabalhadores; FAB → Força Aérea Brasileira; BNH →Banco Nacional da Habitação; SFH → Sistema Financeiro de Habitação etc.
As siglas podem ser pronunciáveis e impronunciáveis.
As pronunciáveis ocorrem quando as letras formam palavras, pronunciando-se a sigla inteira. Nesse caso, observe:
a) se cada letra da sigla corresponder a uma palavra, usam-se letras maiúsculas: OPEP → Organização dos Países Exportadores de Petróleo; PIS → Programa de Integração Social
b) se cada letra da sigla não corresponder necessariamente a uma palavra, usa-se apenas a primeira letra maiúscula e as outras minúsculas: Sudene → Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste.
As impronunciáveis ocorrem quando as letras não formam uma palavra, sendo pronunciadas uma a uma e são escritas com maiúsculas: BNDE → Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico; SFH → Sistema Financeiro de Habitação; CEE → Comunidade Econômica Européia  etc.
Quando as siglas são formadas não só pelas letras iniciais, mas também por outras não iniciais ou quando palavras componentes do nome são omitidas da sigla, apenas a primeira letra é escrita com maiúscula, a não ser que toda a sigla tenha menos de quatro letras: Abigraf → Associação Brasileira da Indústria Gráfica; DSV → Departamento de Operações do Sistema Viário etc. Essas siglas são consideradas impróprias.
As próprias ocorrem quando todas as letras iniciais que compõem o nome são escritas com letras maiúsculas: PUC → Pontifícia Universidade Católica; FAB → Força Aérea Brasileira.
                                                        

Um comentário: